O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, está em alerta devido à queda nos estoques de sangue. Atualmente, os tipos sanguíneos B e O negativos são os mais urgentes.
De acordo com Wilson Moreira, supervisor do Banco de Sangue, as férias escolares e viagens típicas deste período do ano impactam diretamente as doações. Além disso, o aumento de acidentes domésticos nesta época eleva a demanda de sangue no hospital. “Nesse período do ano, ocorre uma queda nas doações por conta das férias escolares e das viagens. Além disso, nessa época a ocorrência de acidentes domésticos aumenta e, consequentemente, a demanda do hospital também cresce”, explica Moreira.
A doação de sangue é um gesto de solidariedade fundamental e completamente seguro. A triagem clínica é rigorosa, e o candidato só pode doar se estiver em boas condições de saúde. Todo o material utilizado no procedimento é descartável, eliminando qualquer risco de contaminação.